Não há dúvidas: as camas são as protagonistas absolutas dos quartos. E é exatamente por isso que muita gente se perde no universo de possibilidades quando o assunto são as cabeceiras. É tanta opção, que muitas dúvidas surgem na hora de fazer esta escolha.
Mas não se preocupem! Nós temos algumas ideias e dicas que vão te ajudar.
É muito importante ter em mente que, mais que o impacto estético, as cabeceiras podem ter funcionalidades diversas e gerar sensações num ambiente.
Os modelos capitonados, por exemplo, estão entre os preferidos por deixarem o quarto mais aconchegante. Mas é preciso estar atento: por ser um estilo bem trabalhado, é interessante que ele seja instalado sobre uma parede lisa, com o entorno limpo e discreto, para que não se produza um resultado carregado.
É importante considerar também as dimensões do quarto na hora de escolher a cabeceira. Uma cabeceira que se estende lateralmente por toda a parede, cria a sensação de o quarto ser mais largo. Da mesma forma, uma cabeceira que se estende até o teto, cria a sensação de um pé-direito maior.
No modelo acima, a cabeceira tem ainda a função de abrigar os interruptores e tomadas, o que é excelente, pois traz muita comodidade para o quarto.
Já neste outro modelo, a cabeceira foi desenhada a partir de uma necessidade de um maior aproveitamento de espaço. Sendo assim, desenhamos um modelo que comporta nichos e compartimentos.
Em casos mais específicos, a cabeceira pode ser o elemento que cria uma divisão no quarto, como neste projeto no qual, atrás da cama, desenhamos um home office.
Dados estes exemplos, fica fácil perceber que não existem limites para a criatividade quando o assunto são as cabeceiras. Basta entender as reais necessidades daquele ambiente e contar com a ajuda de um profissional qualificado.