Os coworkings estão se tornando cada vez mais populares e impulsionam um novo modelo de trabalho, no qual a colaboração é palavra de ordem. O número de salas ocupadas por profissionais autônomos que buscam compartilhar não somente as despesas, mas também um ambiente onde a criatividade é efervescente cresce e, por consequência, a demanda por este tipo de projeto arquitetônico também.
Afinal, num coworking o ambiente é tudo! Por isso, na hora de montar este tipo de espaço corporativo é preciso considerar:
1 – Integração: esta é a palavra-chave! O ambiente de coworking surgiu com a vocação de ser inspirador aos negócios justamente por permitir a conexão de profissionais de áreas afins. Por isso é importante que as estações de trabalho estejam interligadas.
2 – Ousadia: o ambiente precisa estimular a criatividade. A melhor forma de fazer isso é trabalhar com cores, mobiliários e outros elementos que fujam do óbvio. Neste nosso projeto, a paleta de cores e as luminárias dispostas de forma assimétrica são elementos que descontroem os padrões de ambientes corporativos.
3 – Um toque de privacidade: embora a integração dê o tom do coworking é importante contar com espaços reservados para um telefonema ou uma conversa mais íntima com um cliente, por exemplo. No nosso projeto, temos um sofá com proteção acústica, perfeito para estes momentos.
4 – Conforto: cuidado para não ousar demais e se esquecer que, qualquer ambiente de trabalho demanda conforto e ergonomia. Usar o mobiliário adequado para o escritório preserva a saúde e estimula a produtividade.
Gostou das dicas? Então fica o convite para conferir este nosso ambiente de coworking, que está em exposição na mostra “O trabalho que amamos”, na loja Mobília Soluções Corporativas (Avenida do Contorno, 6241, Belo Horizonte).