Nunca houve uma geração como os millennials. Também chamada de Geração Y, esta faixa demográfica compreende as pessoas nascidas entre os anos 80 e 2000 e basicamente se refere àqueles nascidos na era da globalização e da internet.
As facilidades tecnológicas impactaram no modo de viver e de se relacionar das pessoas, o que fez surgir nesta geração características peculiares que, claro, se refletem no modo de morar. Como arquitetas, estamos atentas e já conseguimos identificar demandas inerentes aos millennials, que são clientes antenados, bem informados e cheios de atitude e personalidade.
Abaixo, listamos algumas características bem marcantes desta geração, na hora de montar sua casa.
DESAPEGO: Uma das características mais marcantes da Geração Y é a substituição do consumismo pela experiência. Isso significa, entre outras coisas, que essas pessoas já não são tão apegadas à necessidade de comprar um imóvel. Mudam-se com facilidade – de casa, de cidade, de país. É por isso que, entre essa turma, os móveis soltos ou modulares, fáceis de serem transportados para outro lar, são preferência.
RELAÇÕES DE TRABALHO LÍQUIDAS: Rigidez não combina com os millennials. Nessa geração, surgiram profissões como os nômades digitais e modelos de trabalho como o home office ganharam força. Cada vez mais desprendidos do “relógio de ponto” das empresas, estes jovens quase sempre solicitam por um ambiente de trabalho no conforto do lar.
NOSTALGIA: Com tanta informação ao seu alcance e fácil acesso ao passado, a Geração Y é uma verdadeira apreciadora do antigo e do vintage. Isso, aliado com a relação consciente com o consumo, faz com que sejam grandes entusiastas de brechós e antiquários. Se durante a reforma de um apartamento, um millennial se deparar com uma linda parede de azulejos originais do projeto, ele jamais irá se desfazer dela para comprar um novo revestimento.
PRATICIDADE: Pessoas que consomem com consciência e dispostas a apreciar sempre as experiências, indo além do material, acabam valorizando ambientes mais minimalistas, onde todo objeto escolhido tem um significado e a cara do morador. Na casa de um millennial, não existem acúmulos. Tudo tem um propósito.
BUSCA PELA NATUREZA: Por terem, em sua maioria, nascido em centros urbanos, os millennials estão em busca de um resgate pela natureza. Isso se reflete em tendências como urban jungle e biofilia, que dizem sobre o desejo de ter plantas em casa (temos um post AQUI no blog sobre o assunto). Muitos, optam, inclusive, por terem em casa árvores frutíferas e hortaliças para utilizarem no preparo dos alimentos.
E aí? Se identificou? Compartilhe o post com seus amigos millennials e, na hora de dar um up na sua casa, fale com a gente.