Médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e todos os outros profissionais da saúde formam-se exclusivamente para serem profissionais da saúde. Não é praxe das universidades brasileiras estimular o empreendedorismo embora a realidade do mercado e os sonhos particulares levem a muitos desses profissionais a abrirem suas próprias clínicas e consultórios.
Aí começa o desafio que envolve marketing, administração e….arquitetura! Sim! O projeto arquitetônico pode ser considerado hoje uma das mais importantes ferramentas para atração e fidelização dos clientes.
Felizmente, já existe hoje uma forte concepção estabelecida de que os ambientes comerciais não precisam ser frios e inóspitos. A busca por uma humanização dos espaços e por resgatar nestes ambientes o aconchego de casa tem sido cada vez maior. Em estabelecimentos que lidam com a saúde, isso se torna uma necessidade crucial.
Uma pessoa que busca por uma clínica geralmente tem uma dor (seja ela física, psicológica ou emocional). Um problema a ser resolvido. É preciso que olhemos para essa pessoa com empatia e a fim de entender que, ao buscar aquele estabelecimento, ela quer se sentir acolhida, quer ter a segurança de que seu problema será resolvido ou amenizado. Essas sensações são transmitidas pelo ambiente. Uma recepção confortável, organizada, com temperatura agradável é capaz de deixar aquele cliente verdadeiramente paciente e tranquilo.
O mesmo vale para os consultórios que devem condizer com a competência do profissional que ali está atuando e, em cada detalhe, deve transmitir a solidez daquele negócio, gerando a sensação de credibilidade e confiança.
Além de tudo isso, claro, o projeto arquitetônico contempla questões técnicas como uma otimização do espaço, encaixe nas normas da vigilância sanitária, projeto luminotécnico com escolhas eficientes e econômicas, escolhas de materiais de fácil higienização e assepsia e tudo aquilo o que cada tipo de clínica necessita para oferecer um serviço de excelência.
Entre em contato com a gente para executar o projeto de sua clínica ou uma consultoria Diagnóstico Empresarial. Vamos juntos valorizar ainda mais a sua competência enquanto profissional da saúde.
>> Leia também nosso post sobre a importância da arquitetura para os escritórios de advocacia, clicando AQUI.