Visitar uma loja de revestimentos é uma perdição. Este mercado está em constante reinvenção e, a todo momento, amplia a gama de possibilidades para os consumidores. A imensidão de oferta, no entanto, pode deixar muita gente perdida na hora de escolher os pisos para casa. E, afinal de contas, trata-se de uma das escolhas mais importantes, já que não pode ser alterada facilmente.
Abaixo, listamos alguns critérios fundamentais de serem considerados, na hora da especificação deste material.
SALAS:
As salas, sem dúvida, são os ambientes mais versáteis no que diz respeito à escolha do piso. Para este ambiente, podemos apostar tanto nos pisos frios, como pedras naturais e porcelanatos, quanto pisos quentes, como o clássico parquet e os vinílicos. O que é importante se atentar aqui é que, geralmente, se trata de um ambiente de alta circulação, sendo assim é importante que o piso escolhido seja resistente. Avalie sempre a porosidade do piso. Materiais cerâmicos porosos, por exemplo, são menos resistentes.
Em ambientes integrados – como salas de jantar e estar que se integram a varanda – é interessante apostar no mesmo piso, para que este elemento faça a conexão entre os espaços e dê uma sensação de amplitude.
COZINHAS:
Se tem uma coisa que causa irritação em casa é piso de cozinha sujo! Então pense bem na hora de escolher o material para esta área da sua casa. Aqui, a escolha deve ser focada na resistência à limpeza pesada. O granito, por exemplo, é uma ótima opção. Já o mármore é um material mais sensível e sofreria mais neste ambiente. Porcelanatos também são bem-vindos. E atenção aos rejuntes! O ideal em locais que requerem altíssima resistência e durabilidade como as cozinhas, é o rejunte epóxi. Ele oferece acabamento de textura extra-lisa, é totalmente impermeável, resistente a manchas, não permite que a sujeira grude e evita a formação de fungos e algas.
BANHEIROS:
A dica do rejunte vale também para o banheiro. Quanto menos espaço para o acúmulo de sujeira melhor. Para este ambiente, pedras naturais e porcelanatos são escolhas certeiras.
Mas é possível também fugir do óbvio. Vejam que charme este banheiro que executados, com um charmoso deck de madeira, resistente à água, e revestimento cimentício. As opções em cimento, aliás, são muito modernas e charmosas e ficam bem para a casa inteira. Nós já fizemos um post todo dedicado aos revestimentos cimentícios. Clique AQUI para conferir.
QUARTOS:
Imagine levantar de madrugada para ir ao banheiro e sentir o gelo do piso sob os pés? Ninguém quer essa sensação, concordam? Naturalmente, para ambientes íntimos como quartos e home office, os pisos que trazem conforto térmico são os mais recomendados. Pode-se apostar em madeira maciça, laminados de madeira e pisos vinílicos. Para quartos infantis, o mercado já oferece pisos emborrachados, que são confortáveis e seguros.
Gostaram da dica? Entrem em CONTATO porque com a consultoria de um profissional, tudo fica mais fácil!