Carregando..

Dicas para fazer da sua cozinha uma área social

Arquitetura Interiores Residencial

Houve um tempo em que a cozinha era uma área totalmente restrita da casa, de existência limitada à sua funcionalidade. Nem mesmo os moradores costumavam frequentar o ambiente, deixando-o totalmente sob o comando do responsável pelo preparo das refeições.

O comportamento humano em relação à cozinha, porém, mudou. A culinária foi alçada ao post de hobby a ser compartilhado com os amigos – o que reflete o sucesso de programas de TV, no estilo Master Chef. Associado a isso, os apartamentos cada vez menores passaram a valorizar as cozinhas americanas e, não mais que de repente, o ambiente outrora restrito passou a ser um dos mais frequentados da casa por moradores e visitantes.

E se o comportamento muda, a arquitetura muda também. Hoje a cozinha recebe um tratamento diferenciado e seu projeto de interiores é valorizado tal qual de uma sala de estar, conforme podemos observar a seguir:

CORES: Se nos anos 70 e 80 as cozinhas coloridas estiveram em alta e todas elas pareciam iguais, hoje as cores são utilizadas exatamente como elemento de diferenciação. O mercado oferece uma gama infinita de revestimentos, materiais e mobiliários que permitem pincelar as cozinhas de cores, mas de maneira única e exclusiva para cada projeto.

DECORAÇÃO: Uma atenção maior na hora de decorar a cozinha passou a ser uma consequência do fato de, hoje, este ser um ambiente muito mais frequentado. Quadros, lousas e adornos passaram a entrar em cena para deixar as cozinhas mais charmosas e divertidas.

PRATICIDADE: Mesmo gostando mais de passar mais tempo na cozinha, as pessoas não dispensam soluções práticas para o dia a dia. Aí entram em cena materiais de fácil limpeza e manutenção – perfeito para deixar tudo sempre em ordem – e outras escolhas feitas pela praticidade. A torre de eletrodomésticos, por exemplo, geralmente composta pelos fornos, é uma solução perfeita para evitar que o cozinheiro da rodada precise ficar se abaixando constantemente.

DETALHES DIFERENCIADOS: Quanto mais a cozinha é utilizada, mais existe o desejo de se dar a ela uma identidade que represente quem vive ali. Sendo assim, cada cozinha que executamos possui detalhes diferenciados, que pode ser uma hortinha, uma TV, uma cafeteira, uma adega. Enfim, elementos que sejam significativos para a personalidade e o gosto daquele morador.

ACOLHIMENTO: Já está claro que a cozinha não está mais isolada e que receber os amigos por ali mesmo é um sinal de carinho e intimidade com aquelas pessoas. Pensar num layout que possibilite que as pessoas se acomodem e que crie uma conexão com o restante da área social é fundamental.

Se mesmo com estas dicas você ainda está com dúvidas sobre o projeto de interiores da sua cozinha, entre em CONTATO com a gente e saiba mais sobre nosso serviço de consultoria residencial.