Uma das etapas mais importantes de um projeto de arquitetura de interiores é o planejamento luminotécnico. Além da funcionalidade óbvia, a iluminação ajuda a criar cenas para os diferentes momentos do dia a dia, valoriza detalhes do decor (como revestimentos, adornos, obras de arte) e a ajuda a setorizar os ambientes. Todas essas funções devem ser consideradas e os tipos de iluminação analisados minuciosamente já que, a depender das escolhas, se faz necessária a execução de pequenas obras como rebaixamento de gesso e instalações de novos pontos elétricos.
Hoje nós vamos falar sobre as vantagens de um tipo de iluminação que tem tudo a ver com a decoração contemporânea e virou hit desde que a inspiração industrial dos lofts ganhou as nossas casas.
Estamos falando da iluminação em trilho e, abaixo, você confere algumas vantagens de se apostar neste tipo de luminária, que é atemporal.
1 – Para começar, a instalação de um trilho é muito simples e, mesmo que ele tenha vários spots de luz, requer apenas um ponto elétrico (desde que todos os spots acendam ao mesmo tempo!)
2 – O trilho é uma maneira prática de se obter vários pontos de luz sem que haja a necessidade de rebaixamento do teto com gesso. Ou seja: evita obra, economiza tempo e dinheiro e ainda é perfeito para lugares com pé direito baixo (e imóveis alugados!).
3 – Os sposts de luz são flexíveis, de modo que é possível alterar as cenas produzidas pela iluminação em trilho apenas movimentando o foco de luz.
4 – Os trilhos são versáteis e podem ser usados em diversos ambientes. Nos nossos projetos que trouxemos para ilustrar o post, por exemplo, temos trilhos instalados em cozinha, sala de jantar e sala de estar.
5 – Os trilhos podem ser pintados de modo a ganhar destaque ou discrição, de acordo com o estilo do ambiente. Além disso, podem ser utilizados para instalar pendentes. Ou seja, é uma forma de iluminar com criatividade e personalidade!
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando pois sempre teremos novidades assim para vocês!